(Evellyn Diniz, Diretora de Relações Internacionais do Movimento Orgulho Autista Brasil -MOAB)
(MOAB - Fortalecendo a participação das famílias através do diálogo e acima de tudo o reconhecimento de nossas demandas...)
É importante a nossa participação nessa discussão na perspectiva de uma escola inclusiva (respeito às diferenças), visando à eliminação de barreiras e limitações do meio que dificultam a participação plena dos estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades/superdotação em todo o processo educativo. (Regiane Nascimento- Coordenadora do MOAB em São Paulo)
Programa Saúde na Escola
A inclusão de autistas em escolas publicas é tema de debates em vários grupos de pais através das redes sociais. Relatos de todos os tipos são divulgados e discutidos em grupos de pais e também profissionais da área da educação. Porém esta discussão demora a passar do virtual para o real. É necessária a participação das famílias de pessoas com TEA nos espaços para o dialogo com o poder publico nos municípios, só o dialogo e comprometimento de toda a sociedade pode amenizar os problemas enfrentados pelas famílias que sofrem com o descaso do governo às necessidades de algumas pessoa com TEA inseridas na escola publica regular.
No ultimo domingo, dia 06 de Outubro de 2013, o programa Fantástico exibiu reportagem feita em São Paulo mostrando fatos ocorridos em escolas , onde pessoas com deficiência (Cadeirantes, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, e outros...) e que necessitam de acompanhantes especializados estão a espera de uma "Inclusão" com qualidade. Autistas possuem os mesmos direitos que as pessoas com deficiência.
Falta de cuidadores para alunos
com deficiência preocupa famílias em SP
Obs: "O Estado de São Paulo disponibiliza atendimento especializado para pessoas com TEA por meio de escolas credenciadas e entidades conveniadas, conforme procedimento previsto na ação civil pública é necessário enviar uma carta ao secretário estadual da saúde para solicitar matricula do aluno. Mais informações no link: http://aliberdadeehazul.com/informacoes-sobre-servicos-publicos/servicos-publicos-do-estado-de-sao-paulo-para-pessoas-com-tea/ (Blog de Renata Flores Tibyriçá - Defensora Pública do Estado de São Paulo, atuando desde junho 2010 na Unidade da Defensoria da Fazenda Pública da Capital )
com deficiência preocupa famílias em SP
Para assistir esta matéria clique aqui e acesse a pagina do G1 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário