Livox é o primeiro software de comunicação alternativa, aumentativa e mídia interativa para tablets em português do mundo.
O curso aconteceu no IATE CLUBE DE BRASÍLIA, dia 1º de Novembro de 2013
"...O analista de sistemas Carlos Edmar Pereira usou seu conhecimento para transformar a vida da filha. Clara tem seis anos e é portadora de paralisia cerebral devido a um erro médico na hora do parto. Para ver a filha mais livre, Carlos criou o aplicativo para tablet chamado Livox – Liberdade em voz alta, que possibilita que pessoas digam o que querem comer, que precisam ir ao banheiro, que estão sentindo dores e até chamar o nome de alguém específico..." Fonte: Programa Encontro com Fátima Bernardes-TV Globo.
É uma forma de comunicação alternativa que tem sido usada também por pessoas com autismo que não são verbais, ou seja, necessitam de um método de comunicação alternativa.
"... Ampliando a definição de comunicação alternativa
Alguns autores discutem a adequação do termo“comunicação alternativa”, pois ele traz a ideia de que a fala vai ser substituída. Segundo esses autores, seria melhor adotar o termo“comunicação suplementar”, ou ainda “comunicação ampliada”. Esse termo designaria uma comunicação de suporte, ou seja, um apoio suplementar à fala. Nesse sentido, é sempre bom lembrar que, ao utilizarmos uma outra forma para comunicação, não queremos substituir a fala, mas contribuir para que a comunicação ocorra..." Fonte: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf
Alguns autores discutem a adequação do termo“comunicação alternativa”, pois ele traz a ideia de que a fala vai ser substituída. Segundo esses autores, seria melhor adotar o termo“comunicação suplementar”, ou ainda “comunicação ampliada”. Esse termo designaria uma comunicação de suporte, ou seja, um apoio suplementar à fala. Nesse sentido, é sempre bom lembrar que, ao utilizarmos uma outra forma para comunicação, não queremos substituir a fala, mas contribuir para que a comunicação ocorra..." Fonte: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf
Estimular a comunicação é muito importante para contribuir com a busca por qualidade vida ao autista.
"É preciso que o Governo invista em software livre e tecnologia assistiva para quem mais precisa. A luta é de todos nós!!! (Lennon Custódio)"
Coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil no Estado do Rio, Claudia Moraes, representou o MOAB na Olimpede, em Volta Redonda. Com a presença do Prefeito Antônio Francisco Neto, Deputado Federal Deley, Deputado Estadual Nelson Gonçalves, entre outras autoridades.
"...A olimpede (olimpiada da pessoa com deficiência) realizada no município desde 1987 é um evento consolidado do calendário anual da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), e a cada ano vem ampliando de forma significativa o número de participantes, buscando o crescimento deste importante evento oferecido as pessoas com deficiência de todo país.Traduz com brilhantismo todo esforço das escolas, entidades, profissionais e atletas em mostrar toda a sua garra, habilidades, capacidade de vencer obstáculos, além da troca de experiência saudável..."Fonte: SMEL-Volta Redonda
É maior Olimpíada para deficientes do Brasil , e também o maior evento esportivo do interior do Estado do Rio de Janeiro. Esse ano contou com o número de 2500 atletas.
Lembrando que:
(§ 2o A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. - LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012 Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista)
São iniciativas como a Olimpede que contribuem para a qualidade de vida de pessoas com autismo e de pessoas com deficiências, inspirando pessoas, escolas, entidades, profissionais e atletas na busca por oportunidades e construções de espaços para a prática esportiva.
Dia 6 de Novembro Claudia Moraes apresentou palestra sobre autismo no Centro Espírita Esperança em Volta redonda-RJ
"A Conscientização sobre o Autismo deve estar em todos os espaços, e cabe a nós pais levar essa mensagem. Ontem tive o privilégio de falar sobre o autismo, em palestra no Centro Espírita Esperança de Luz. Embora eu siga essa doutrina há mais de 20 anos, ontem foi a minha primeira oportunidade de falar a um grande público dentro da Casa Espírita. Eu estava super nervosa, mas pedindo a Deus que iluminasse minhas palavras tudo correu bem, e as pessoas foram para suas casas sabendo um pouquinho mais sobre a Síndrome. Agradeço a todos que me apoiaram! Em especial ao Sr Airton, Lie Ribeiro, Flávia Gioseffi, Nilton Salvador , Lucia Jardim e MOAB (Movimento Orgulho Autista Brasil)
E, como diz o nosso querido amigo Nilton: Paz e Luz!"(Claudia Moraes)
A melhor palavra prá definir esse evento: S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L.!!!
Só quem esteve presente pode sentir o que eu estou tentando expressar nesse momento. Palestra linda, com uma pessoa simples, bonita, humana...Todos os que estavam ali se identificaram com a história e trajetória da Denise e sua família na causa autista.
O Movimento Orgulho Autista Brasil esteve mais uma vez representado por mim, coordenadora no Estado do Rio.
Parabéns a iniciativa da Fonoaudióloga Erica Lacerda e da Qualid Vida, que atende autistas período dia, com muita capacitação e amor! (Claudia Moraes)
Conheça o blog Papo de Mãe de Denise Fonseca.
Movimento Orgulho Autista Brasil - MOAB eternizado nas corridas de carros.
Obrigado pelo solidário carinho de sempre e parabéns ao piloto Paulo Hahon.
Uma oportunidade de divulgar o AUTISMO.
Fernando Cotta- Presidente do MOAB-DF
Trabalho em equipe, informando pessoas, prestigiando ações, inspirando e colaborando com os trabalhos pela conscientização sobre autismo no Brasil.
Juntos somos mais fortes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário