quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Jornal Nacional- TV GLOBO e a TV Supren, canal da NET, exibem reportagens sobre a LEI BERENICE PIANA. São os frutos da Mobilização em Prol ao Autista Brasileiro.


"Uma televisão alegre, positiva e otimista. Assim é a TV SUPREN, que nasceu há cinco anos por meio de ativistas da União Planetária que acreditavam no poder da comunicação como disseminadora de uma cultura de paz." (Conheça este canal)





O MOAB continua se esforçando muito para divulgar a "Lei Berenice Piana" e para isso aceita todos os convites para participação em reportagens sobre o autismo que ele recebe no Distrito Federal.. Fernando Cotta presidente do MOAB participa desta reportagem falando sobre os benefícios da lei e as expectativas de todos sobre a lei na prática.

O Jornal Nacional da TV GLOBO exibiu reportagem sobre a Lei Berenice Piana com participação de Eduardo Salles que participa do grupo MOAB no facebook, é Asperger e um dos fundadores do MOAB.

Acesse o link para assistir o vídeo:





A GLOBO NEWS também exibiu reportagem sobre a Lei Berenice Piana e teve a participação da própria Berenice!!!  Esta mãe guerreira que lutou até o fim para que o projeto de lei fosse sancionado ainda no ano de 2012. Além do apoio de instituições por todo o Brasil,  Berenice contou com a ajuda de muitos pais e amigos de autistas que enviaram e-mails ao Senado durante o segundo semestre do ano de 2012 , num grande esforço em união, pedindo pela aprovação do projeto de lei, e Berenice e o Sr Ulisses Costa Batista (pai que também luta a anos pelo projeto de lei) , através do facebook postavam textos e chamadas a todos para participar desta atitude, tiveram o apoio das fanpages sobre autismo que compartilhavam seus textos e apoio dos pais que participavam de maneiras simples, postando imagens que continham textos de Berenice e Ulisses, convidando a todos para somarem a estes esforços. Até mesmo uma MOBILIZAÇÃO de pais , idealizada pelo pai Renato França do Rio de Janeiro, aconteceu em todo o território nacional dia 19 de Setembro de 2012, onde muitas pessoas foram em lugares públicos, vestidas de azul e com cartazes pedindo pela aprovação da lei.
Berenice também participou organizando este ato na cidade em que ela mora.





"Lei Berenice Piana começa a sair do papel e virar realidade." - Fernando Cotta
Leia a reportagem on line publicada dia 22 de Janeiro de 2013 :


Tribuna do Direito

Decisão pioneira atende família de autista

Empresa de saúde terá que fornecer atendimento médico domiciliar
Em sentença inédita, a juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, da 6ª Vara de Família da Barra da Tijuca, deferiu nesta segunda-feira (21/01), o pedido da mãe de uma portadora da síndrome de Rett - doença do espectro autista considerada de alta intensidade - e obrigou a Amil Assistência Médica a fornecer tratamento domiciliar (home care), terapias auxiliares, além do custeio de medicamentos e fraldas.
A decisão da magistrada teve como base a lei federal 12.764/12, que institui a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Segundo o artigo 2º, parágrafo 3º do texto, faz-se necessária “a atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com transtorno do espectro autista, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e nutrientes”. A regra foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia 27 de dezembro do ano passado.
Para a juíza, é na aplicação da lei que a justiça se faz presente. “A lei que dormita no papel não faz justiça. A justiça é feita quando a norma jurídica, na prática, produz seus efeitos, seja porque é voluntariamente cumprida, seja como no presente caso, quando é obedecida através do Poder Judiciário”, afirmou a magistrada.
Estima-se que o Brasil tenha cerca de dois milhões de famílias afetadas pelo autismo.
Caso o plano de saúde descumpra a decisão, terá que pagar multa diária de R$ 1 mil. Cabe recurso. Processo nº 0001726-08.2013.8.19.0209. (Informações da Ascom do TJRJ)

A FOLHA DE SÃO PAULO tem feito publicações sobre a "Lei Berenice Piana". Esta reportagem a baixo contem participação da mãe Alessandra Camargo Ferraz , advogada, e de Regiane Nascimento que a partir deste ano é Conselheira Estadual da Saúde em São Paulo.


15/01/2013 - 08h03

"Escola especial não é o ideal, mas às vezes é necessária", diz advogada

IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO
Fernanda Raquel Santana, 20, com sua mãe, Rejane Nascimento, em uma livraria


Ainda esta semana o Sr Fernando Cotta esta participando de mais reportagens sobre o Autismo.
É muito importante que se divulgue a existência da lei.

TV JUSTIÇA
JORNAL DA JUSTIÇA STF
"Contamos com a justiça para tirar a Lei Berenice Piana da letra fria e passar para a realidade dos autistas e suas famílias" -  Fernando Cotta.

Um comentário:

  1. A Juiza que mandou a Amil se responsabilizar por essa criança, MANDOU BEM!

    ResponderExcluir