sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Aconteceu em Brasília o 6º Desabafo Autista e Asperger 2014. Claudia Morais apresentará palestra dia 26/08. Deputado solicita que Anvisa reveja proibição de Canabiol.

BRASÍLIA-AGOSTO2014 
DEPUTADO PADRE LUIZ COUTO SOLICITA QUE ANVISA REVEJA PROIBIÇÃO DE CANABIDIOL PARA AUTISTAS, MAL DE ALZHEIMER E OUTRAS PESSOAS QUE SOFREM CRISES EPLÉPTICAS.

"Sra. Presidenta, Sras. e Srs. Deputados, no domingo, eu estive numa reunião com 16 pais de família que têm filhos com problemas de saúde. Esses pais ficaram preocupados e começaram a trabalhar na Paraíba a partir do momento em que o Fantástico, no dia 30 de março deste ano, divulgou matéria sobre a luta da família de Anny Fischer, uma menina de 5 anos que mora em Brasília e tem um tipo de epilepsia de difícil controle.
Os pais, preocupados com isso, estavam tratando a menina com Canabidiol (CBD), que compravam, pela Internet, nos Estados Unidos. Com aproximadamente 2 meses e meio de tratamento, a menina já havia praticamente zerado o número de crises, que antes eram frequentes - cerca de 80 crises por semana.
Surgiu um problema, por ser essa uma substância ainda proibida no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA apreendeu a mercadoria numa das remessas compradas pela família. Nessa medicação é usado esse componente.
Para que se enfrente essa questão, estamos encaminhando ofício à ANVISA, a fim de que possa mudar essa classificação, dando a esses pais condições para o tratamento dos seus filhos. Registre-se que algumas outras doenças e o AUTISMO podem ser tratados com essa medicação, que tem o componente canabidiol. É utilizado para fins medicinais, mas efetivamente há uma proscrição no Brasil. A ANVISA não permite que isso aconteça. É importante dar atenção a esses pais.
Eu prometi, Sr. Presidente, que faria um pronunciamento sobre essa situação. Nós queremos apenas dizer que vamos solicitar à ANVISA que analise essa situação. São crianças que sofrem de epilepsia, que têm crises frequentes. Com essa medicação, Anny Fischer, de Brasília, conseguiu superar essa situação. Quase foi zerada a ocorrência de crises.
Quando a substância é usada para fins não medicinais, há proibição. Mas não pode ser proibida quando é usada para ajudar crianças que têm problemas. Isso vale igualmente para jovens e também adultos que têm esses problemas. Essa substância pode melhorar a condição dessas pessoas.
Eu queria dizer que fiquei muito empolgado com a luta daquelas 16 famílias da Paraíba. Certamente vamos trabalhar relativamente a essa situação.
O que é usado para o bem não pode ser proibido. A questão toda é que essa medicação é feita à base de um dos elementos da maconha. Então, muita gente reage dessa forma. Agora, nós sabemos que existem drogas em muitos outros medicamentos que usamos, medicamentos que têm efeitos colaterais. Estamos, neste momento, falando de uma criança que tinha cerca de 80 crises por semana. Após o início desse tratamento, quase foi zerado o número de crises.
Eu sei que a Deputada Rosane também é uma grande defensora da saúde, é enfermeira e cuida desse tema. Eu lhe informo, inclusive, que estamos verificando uma forma de juntar forças nesta Casa e encaminhar um documento à ANVISA para que reanalise essa classificação e conceda a autorização a esses familiares. Eles não vão usar a substância para outros fins, vão usá-la para que essas crianças que vivem com crises permanentes possam ter uma condição de vida melhor.
Eu ouvi depoimentos de diversas mães que estavam lá. Algumas delas, quando falavam do progresso das crianças, choravam. Eu fiquei muito comovido com aquela situação. Por isso, estou aproveitando este momento para que possamos promover isso.
Eu farei depois um discurso sobre o tratamento de outras doenças que pode também ser melhorado. Refiro-me a ALZHEIMER, a AUTISMO. Não falo em cura, mas em tratamento e até em eliminação das crises.
Eu vou fazer um requerimento e, depois de solicitar a assinatura dos Parlamentares que estão nesta luta, encaminhá-lo à ANVISA, para que ela possa rever essa classificação, dando assim condições a essas famílias de terem o direito de tratar dos seus integrantes que enfrentam problemas de saúde.
Muito obrigado" 
Fontes:
 http://folhadosertao.com.br/portal/abrir.noticia.asp?Titulo=couto-vai-acionar-anvisa-para-rever-proibic-227;o-do-canabidiol-para-uso-medicinal&ID=5740

http://www.camara.gov.br/internet/plenario/notas/ordinari/V0408141402.pdf

Aconteceu em Brasília o 6º Desabafo Autista e Asperger 2014

   Agradecemos a todos que participaram de nosso encontro.
   Foi uma tarde agradável e muito produtiva para todos nós. 
   Desde de 2005 o MOAB-DF realiza o Desabafo Autista e Asperger e contribui com os trabalhos nacionais pela conscientização sobre autismo.
   Juntos somos mais fortes!
   





Claudia Moraes apresentará palestra sobre autismo em Minas Gerais.

"Terça-feira, dia 26/08, estarei representando o MOAB/RJ na Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, da Apae Rio Preto/MG.
Palestra sobre Autismo.
Iniciando mais uma etapa de trabalho, com a nova diretoria do MOAB/DF 2014"
Claudia Moraes/MOAB-RJ


Participe!


Dicas sobre Isenção de IPI- ICMS - IPVA
Contribuição de Tatiana Lima Roque - MOAB/DF

"Como muitos pais me procuraram para tirar dúvida sobre o processo da compra do veículo com isenção de IPI- ICMS - IPVA, resolvi fazer um resumo das informações necessárias. É trabalhoso e burocrático, mas no final vale a pena porque o desconto faz muita diferença.
Espero ter ajudado. Boa sorte!" 
Tatiana Lima Roque - MOAB/DF


Clique para ver o documento on line disponível para imprimir.


MOAB - Trabalho em equipe, informando pessoas, prestigiando ações, inspirando e colaborando com os trabalhos pela conscientização sobre autismo no Brasil.
Juntos somos mais fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário