domingo, 10 de novembro de 2013

MOAB em Novembro participou do curso LIVOX em Brasília. No Rio de Janeiro Claudia Moraes (MOAB-RJ) prestigia a Olimpede 2013. E o MOAB é homenageado nas corridas de carros no DF.


   Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) parabeniza Carlos Pereira, pai da Clara, criador do Livox, no evento de apresentação do aplicativo que tem melhorado muito a qualidade de vida das pessoas autistas através da comunicação facilitada.
   Livox é o primeiro software de comunicação alternativa, aumentativa e mídia interativa para tablets em português do mundo.
   O curso aconteceu no IATE CLUBE DE BRASÍLIA, dia 1º de Novembro de 2013
"...O analista de sistemas Carlos Edmar Pereira usou seu conhecimento para transformar a vida da filha. Clara tem seis anos e é portadora de paralisia cerebral devido a um erro médico na hora do parto. Para ver a filha mais livre, Carlos criou o aplicativo para tablet chamado Livox – Liberdade em voz alta, que possibilita que pessoas digam o que querem comer, que precisam ir ao banheiro, que estão sentindo dores e até chamar o nome de alguém específico..."  Fonte: Programa Encontro com Fátima Bernardes-TV Globo.   

É uma forma de comunicação alternativa que tem sido usada também por pessoas com autismo que não são verbais, ou seja, necessitam de um método de comunicação alternativa.

"... Ampliando a definição de comunicação alternativa
Alguns autores discutem a adequação do termo“comunicação alternativa”, pois ele traz a ideia de que a fala vai ser substituída. Segundo esses autores, seria melhor adotar o termo“comunicação suplementar”, ou ainda “comunicação ampliada”. Esse termo designaria uma comunicação de suporte, ou seja, um apoio suplementar à fala. Nesse sentido, é sempre bom lembrar que, ao utilizarmos uma outra forma para comunicação, não queremos substituir a fala, mas contribuir para que a comunicação ocorra..." Fonte
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf
Estimular a comunicação é muito importante para contribuir com a busca por qualidade vida ao autista.
"É preciso que o Governo invista em software livre e tecnologia assistiva para quem mais precisa. A luta é de todos nós!!! (Lennon Custódio)"

 
Claudia Moraes prestigia a Olimpede 2013 em Volta Redonda-RJ

Coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil no Estado do Rio, Claudia Moraes, representou o MOAB na Olimpede, em Volta Redonda. Com a presença do Prefeito Antônio Francisco Neto, Deputado Federal Deley, Deputado Estadual Nelson Gonçalves, entre outras autoridades. 
"...A olimpede (olimpiada da pessoa com deficiência) realizada no município desde 1987 é um evento consolidado do calendário anual da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), e a cada ano vem ampliando de forma significativa o número de participantes, buscando o crescimento deste importante evento oferecido as pessoas com deficiência de todo país.
Traduz com brilhantismo todo esforço das escolas, entidades, profissionais e atletas em mostrar toda a sua garra, habilidades, capacidade de vencer obstáculos, além da troca de experiência saudável..."Fonte: SMEL-Volta Redonda
 É maior Olimpíada para deficientes do Brasil , e também o maior evento esportivo do interior do Estado do Rio de Janeiro. Esse ano contou com o número de 2500 atletas.

Lembrando que:
(§ 2o A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. - LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012 Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista)
São iniciativas como a Olimpede que contribuem para a qualidade de vida de pessoas com autismo e de pessoas com deficiências, inspirando pessoas, escolas, entidades, profissionais e atletas na busca por oportunidades e construções de espaços para a prática esportiva.

Dia 6 de Novembro Claudia Moraes apresentou palestra sobre autismo no Centro Espírita Esperança em Volta redonda-RJ

"A Conscientização sobre o Autismo deve estar em todos os espaços, e cabe a nós pais levar essa mensagem. Ontem tive o privilégio de falar sobre o autismo, em palestra no Centro Espírita Esperança de Luz. Embora eu siga essa doutrina há mais de 20 anos, ontem foi a minha primeira oportunidade de falar a um grande público dentro da Casa Espírita. Eu estava super nervosa, mas pedindo a Deus que iluminasse minhas palavras tudo correu bem, e as pessoas foram para suas casas sabendo um pouquinho mais sobre a Síndrome. Agradeço a todos que me apoiaram! Em especial ao Sr Airton, Lie Ribeiro, Flávia Gioseffi, Nilton Salvador , Lucia Jardim e MOAB (Movimento Orgulho Autista Brasil)
E, como diz o nosso querido amigo Nilton: Paz e Luz!"(Claudia Moraes)


9 de Novembro Evento Qualid Vida: Papo de Mãe, com Denise Fonseca da Fundação Mundo Azul - Grupo de Pais
A melhor palavra prá definir esse evento: S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L.!!!
Só quem esteve presente pode sentir o que eu estou tentando expressar nesse momento. Palestra linda, com uma pessoa simples, bonita, humana...Todos os que estavam ali se identificaram com a história e trajetória da Denise e sua família na causa autista.
O Movimento Orgulho Autista Brasil esteve mais uma vez representado por mim, coordenadora no Estado do Rio.
Parabéns a iniciativa da Fonoaudióloga Erica Lacerda e da Qualid Vida, que atende autistas período dia, com muita capacitação e amor! (Claudia Moraes)
Conheça o blog Papo de Mãe de Denise Fonseca.

Finalizamos esta postagem com um agradecimento especial
Movimento Orgulho Autista Brasil - MOAB eternizado nas corridas de carros.


Obrigado pelo solidário carinho de sempre e parabéns ao piloto Paulo Hahon.
Uma oportunidade de divulgar o AUTISMO.
Fernando Cotta- Presidente do MOAB-DF


Trabalho em equipe, informando pessoas, prestigiando ações, inspirando e colaborando com os trabalhos pela conscientização sobre autismo no Brasil.
Juntos somos mais fortes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário