segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Final de semana de atividades gratificantes para o MOAB. Cursos, Desabafos, Palestra Internacional e os parabéns a Apadem que inaugurou a Biblioteca "Nilton Salvador" .

Final de semana de atividades gratificantes para a equipe do MOAB.
Parabéns a todos os voluntários do MOAB, contribuindo sempre com a luta pela conscientização sobre autismo no Brasil. 

3º Encontro Internacional Sobre Autismo organizado pelo MOAB em Brasília.
Sexta-feira, BRASÍLIA, 19 Set 2013 ,sucesso absoluto no Encontro Internacional sobre Autismo, auditório lotado com a Dra. Rachel Forrester-Jones. Excelente organização das senhoras Diretoras do MOAB, 
Márcia Cristina Lima Pereira, Mara Rubia Martins e Evellyn Diniz.


 20 de Setembro participamos da Audiência Pública: Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual, na Câmara Municipal de São Paulo
(Esteve presente a Coordenadora do MOAB Regiane Nascimento - SP)

No dia 20 de setembro participamos da Audiência Pública: Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual, na Câmara Municipal de São Paulo, para debater as demandas na perspectiva de políticas públicas no acesso à educação, saúde, trabalho, lazer, esporte, cultura entre outros. Vários representantes de entidade, famílias estiveram presentes e inscreveram propostas, críticas e sugestões, principalmente nas áreas da Educação, Saúde e acesso ao mundo do trabalho. Estavam presentes, além da Dep. Mara Gabrilli, o vereador Andrea Matarazzo, a secretária Marianne Pinotti (SMPED) e defensora pública Renata Tibyriçá. As propostas trazidas pela plenária evidenciou que ainda há um longo percurso para que se concretize a política de atendimento voltada para pessoas com Deficiência Intelectual e TEA. Assim, a Audiência Pública não se esgotou e ainda podemos encaminhar propostas diretamente para o email: contato@maragabrilli.com.br
(Coordenadora do MOAB Regiane Nascimento - São Paulo)

http://maragabrilli.com.br/federal/destaque/2193-audiencia-publica-em-sp-vai-debater-direitos-das-pessoas-com-deficiencia-intelectual


20 de Setembro Rio de Janeiro - A Biblioteca  “Nilton Salvador”, foi inaugurada na Entidade APADEM
Ainda no dia 20 de Setembro mais um fato marcante para a equipe do MOAB.
O Conselheiro do MOAB , Sr Nilton Salvador - (Curitiba-PR) foi homenageado pela Apadem - Volta Redonda. 

 A Biblioteca, intitulada “Nilton Salvador”, foi inaugurada na Entidade APADEM e já conta com cerca de 40 títulos. É a primeira destinada exclusivamente a assuntos relacionados ao autismo na região.
A biblioteca começou com um projeto em parceria com a UFF - Universidade Federal Fluminense, que produziu uma campanha na internet para as pessoas doarem livros diretamente.
Para celebrar a inauguração da biblioteca, a Entidade promoveu uma noite cultural com música na voz de Eugeni e poesia com a Daiana Damião.  A Apadem presta homenagem ao Nilton Salvador.  Foi o primeiro escritor de autismo no Brasil, sendo autor de vários livros, entre eles: Vida de Autista ( Prêmio Orgulho Autista 2006/2007) ; Deficiência ou Eficiência; Vivo e Imortal - Ensinando a Aprender e o mais recente livro "
Vida de Autista, E Eles Cresceram" lançado este ano. Nilton Salvador é um grande parceiro da Apadem, já escreveu vários textos para o site da Instituição e esteve lá na 2ª Semana de conscientização do Autismo de Volta Redonda com a palestra Autismo e Família. Nilton também tem um blog na internet intitulado : Vivências Autísticas

Claudia Moraes Representante do MOAB no RJ
 ao lado das amigas,  presidente da Apadem Marlice
e da Vice-Presidente Maria Auxiliadora
A APADEM mantem a campanha "Biblioteca da APADEM", cujo objetivo é constituir pequeno acervo de uma bibliografia especializada e atualizada no assunto, bem como experiências e romances no tema que ajudem a divulgar e a entender o autismo, dando acesso a estes conteúdos a pais, familiares e amigos de autistas.
Colabore doando um livro através do link www.icex.uff.br/apadem
Conheça a APADEM: www.apadem.com.br 

Fonte:  
http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=29&cod=28583#.UjyY9CsEowM.facebook


DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 
21 de  Setembro de 2013

DESABAFO AUTISTA e ASPERGER ESPECIAL.

Muita troca de informações, serviços e produtos.
Nota mil para mais este evento que proporciona a melhoria da qualidade de vida para os autistas e suas família.
Parabéns a todos que trabalham voluntariamente pelo Movimento Orgulho Autista Brasil. Adriana Cotta, Célia Sadako e Tatiane Lima organizaram com todo o carinho este evento maravilhoso.




Dia 21 de Setembro foi o segundo dia do curso:
"Direitos da Pessoa com Deficiência Com Foco no Direito à Educação"
Ministrado por: Adriana Monteiro (MOAB)

Organização: Grupo TUDO AZUL
Apoio: CEE 01 do Gama e MOAB
Colaboração: Equipe do Deputado Wellington Luíz
Local: CEE 01 - Gama
Em dezembro de 2012, a Lei 12.764 foi sancionada, e equiparou o autista a pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, garantindo a ele todos os direitos conquistados pela pessoa com deficiência no Brasil. Saber sobre estes direitos é importante para as famílias de pessoas com autismo, para que elas possam através da informação, buscar garantir a qualidade de vida a seus filhos.O curso é gratuito, apostilado e os participantes inscritos receberam certificados.
Acontece aos sábados e dia 28 de Setembro será o ultimo dia.

Durante o curso, os participantes que levam seus filhos , contam com um espaço especialmente elaborado para que as crianças se divirtam, porém em ambiente controlado e seguro. Uma equipe de 16 monitores (Recreação & Oficina: Monitoria CEE 01 - Gama) , todos professores do Ensino Especial, realizam este trabalho com entusiasmo e dedicação.


Que os trabalhos pela conscientização sobre Autismo inspirem pessoas em todo o Brasil.

2 comentários:

  1. Fico muito feliz ao ver todo o empenho que Associações várias e famílias em todo Brasil fazem para ampliar o conhecimento sobre Autismo!
    Fazendo minha parte...

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz ao ver todo o empenho que Associações várias e famílias em todo Brasil fazem para ampliar o conhecimento sobre Autismo!
    Fazendo minha parte...

    ResponderExcluir