quarta-feira, 2 de outubro de 2013

MOAB em Setembro participou dos eventos que celebraram o mês de Luta da Pessoa com Deficiência que ocorreram em Brasília. Em São Paulo uma mãe azul se emociona ao ver seu filho autista participar da apresentação dos alunos do projeto "Alma de Batera".


MOAB participou do 1º Encontro de Educação Inclusiva no Centro de Educação Fundamental 08 em Sobradinho-DF que aconteceu do dia 4 ao dia 28 de Setembro.   
Desafios da Inclusão: o olhar "pedagógico" na perspectiva de uma educação para todos.
Evento organizado pelo CEF 08- Sobradinho II
O objetivo deste encontro era refletir acerca da prática pedagógica inclusiva , integrando saberes e experiências na busca de uma escola que eduque para "SER".
 Dia 24 de Setembro Fernando Cotta - Presidente do MOAB participou dos eventos com a palestra "AUTISMO: A visão de um pai."




No dia 28 de Setembro, finalizando os eventos do 1º Encontro de Educação Inclusiva no Centro de Ensino Fundamental 08 - Sobradinho-DF, aconteceu o "8º Desabafo Autista e Asperger 2013 - Edição especial". Na foto a Conselheira do MOAB, Rosane Mércia, informa ao repórter da Band Brasília sobre o quanto ganham as famílias com a troca de informações com o "Desabafo Autista Asperger", iniciativa do MOAB que desde 2005 realiza este projeto gratuitamente oferecido as famílias de autistas no DF.



Clique aqui para ver mais fotos sobre este evento
Ainda no dia 28 de Setembro aconteceu o terceiro dia do curso:"Direitos da Pessoa com Deficiência Com Foco no Direito à Educação"
Ministrado por: Adriana Monteiro (MOAB)
Organização: Grupo TUDO AZUL
Apoio: CEE 01 do Gama e MOAB
Colaboração: Equipe do Deputado Wellington Luíz
Local: CEE 01 - Gama
Em dezembro de 2012, a Lei 12.764 foi sancionada, e equiparou o autista a pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, garantindo a ele todos os direitos conquistados pela pessoa com deficiência no Brasil. Saber sobre estes direitos é importante para as famílias de pessoas com autismo, para que elas possam através da informação, buscar garantir a qualidade de vida a seus filhos.O curso é gratuito, apostilado e os participantes inscritos receberam certificados.
No Distrito Federal os participantes do grupo "Tudo Azul" se reúnem no último sábado de cada mês.
O e-mail para contato do grupo é : tudoazul.autismodf@gmail.com
Acesse o link e conheça a pagina do grupo no facebook.
https://www.facebook.com/TudoAzuautismodf
Para mais informações ligue:
(61) 8522-9660 / 9219-5288 - Falar com Gisele.



Também no dia 28 em São Paulo a Coordenadora do MOAB Regiane Nascimento, esteve prestigiando a apresentação dos alunos de bateria do projeto "Alma de Batera" organizado por Paul Georges Lafontaine, graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista – Unip (2010). Começou seus estudos de bateria em 1998 e atualmente trabalha com o "Projeto Alma de Batera" em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Centro Cultural São Paulo. 
Atuou como educador para o Centro de Habilitação, Filosofia e Cultura no abrigo “Rita Luiza da Cunha”, atuou também como voluntário na área administrativa da Fundação Dorina Nowill para cegos e como auxiliar na equoterapia da Hípica de Santo Amaro e ministrou aulas de bateria na APAE-SP, Associação Comunitária Monte Azul entre outros. 
O projeto Alma de Batera surgiu em 2008 com a ideia de oferecer aulas de bateria para pessoas com deficiência e tornar o contato com o instrumento cada vez mais acessível. O trabalho é desenvolvido através de exercícios básicos de bateria estimulando o desenvolvimento global do aluno, incentivando seus potenciais e habilidades, através de atividades pedagógicas e dinâmicas corporais. Entre os alunos do projeto esta Henrique,  autista,  participante deste grupo que se apresentou no Centro Cultural Vergueiro-SP, no ultimo sábado dia 28 de Setembro de 2013. Henrique participa do projeto há alguns meses e assim como todos os outros alunos, a maioria com síndrome de down, se saiu muito bem em sua apresentação. 



Para saber mais sobre este projeto acesse o link :
http://almadebatera1.hospedagemdesites.ws/
A mãe de Henrique, Lourdes Vieira ficou muito emocionada ao ver seu filho se apresentar ao lado de Dudu Braga.  Na pagina do G1 a TV Globo publicou uma  reportagem que foi ao ar no programa SPTV: 
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/09/jovens-com-sindrome-de-down-tocam-com-musicos-famosos-em-sp.html
  Lourdes é ciclista e participa do projeto Pedal Voluntário, que neste mês de Outubro vai contemplar a instituição Naceme-SP , instituição na Zona Norte de São Paulo Capital que atende autistas e pessoas com deficiência. O Pedal Voluntário acontece a cada dois meses, com o intuito de fazer o bem ao próximo. São ciclistas a procura de ONGs, Instituições ou até pessoas que precisem de ajuda, analisam como podem ajudá-las e na medida do possível, com a ajuda de outros ciclistas organizam-se e fazem doações. 
Para saber mais sobre este projeto acesse o link : http://www.pedalvoluntario.com.br/
Trabalhos gratificantes e inspiradores.

Dia 30 de Setembro para terminar os eventos que celebram o mês de Luta da Pessoa com Deficiência, Fernando Cotta palestrou sobre "Atitudes e Procedimentos com o Estudante Autista", na Formação Continuada dos Monitores, da Secretaria de Educação, do Governo do Distrito Federal.
Um evento interativo com muita participação, perguntas e relatos do dia-a-dia com os alunos.
Trabalho em equipe, informando pessoas, prestigiando ações,inspirando e  colaborando com os trabalhos pela conscientização sobre autismo no Brasil.
Juntos somos mais fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário