terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Programa discute os caminhos da educação para os autistas no Brasil. E o programa "Encontro com Fátima Bernardes" na TV GLOBO, recebeu a companheira de luta Berenice Piana e o elenco da novela "Amor a Vida".

Programa discute os caminhos da educação para os autistas no Brasil.




   No dia 29/01/2014,  Adriana Monteiro, Diretora Jurídica do MOAB, e Martinha Dutra, representante do Ministério da Educação, estiveram participando em um debate no programa  "Participação Popular" exibido pela TV CÂMARA. 




"...Especialistas no atendimento a crianças autistas defendem que a inclusão dos pequenos em uma escola regular é possível, mas alertam para a necessidade de que os professores, os parentes e os colegas de classe estejam preparados para o convívio. Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) mostra que apenas 27,7% dos pais de crianças com autismo consideram que a escola colabora na aprendizagem acadêmica do filho. Mas, afinal, qual o melhor caminho para proporcionar formação educacional às crianças autistas - em escolas regulares ou em centros especializados?" 

Acesse o link para assistir ao programa:

 
  Na mesma data, no Estado do Rio de Janeiro, a Coordenadora Claudia Moraes realizou palestra sobre o Autismo, para as professoras do "Lar Espírita Irmã Zilá Leiz", em Volta Redonda-RJ.



"Uma tarde muito agradável, de troca de conhecimentos e experiências." 
Claudia Moraes - MOAB-RJ



Dia 31 de Janeiro o programa "Encontro com Fátima Bernardes"  na TV GLOBO, recebeu a companheira de luta Berenice Piana e o elenco da novela "Amor a Vida". A novela chegou ao seu final e deu ao nosso movimento de luta em prol a conscientização sobre autismo, um ganho significativo na divulgação do Autismo no Brasil. Na novela a personagem "Linda", autista,  levou o tema para dentro das casas de muitos brasileiros que acompanharam a trama de Walcir Carrasco no horário nobre. O decorrer da história da personagem gerou polêmicas e provocou debates nos sites de relacionamento. Mães e pais de autistas de todo o Brasil publicaram comentários e observações sobre a abordagem ao tema realizada pelo autor, que recebeu criticas e elogios.  No programa Berenice Piana ,entre outras observações, relembra o quanto se lutou por este espaço na mídia para divulgação do Autismo no Brasil.



"... lembra quando a gente começou a luta? A gente implorava por uma reportagem, ninguém queria falar de AUTISMO, e hoje eles nos procuram, todo mundo fala, o Brasil inteiro fala, isso é fantástico! Para a causa isso foi um ganho extraordinário... " Berenice Piana




   Hoje dia 4 de Fevereiro de 2014 pela manhã estivemos em reunião importante com a Secretaria de Educação do DF. ATENÇÃO PAIS DE CRIANÇAS EM CLASSES DE TGD/AUTISMO. O Movimento Orgulho Autista Brasil - MOAB levou ao conhecimento da Secretaria as demandas enviadas a nós pelos pais de alunos e pelos professores de classe especial. Dentre outras coisas discutimos assuntos relativos a:
-Escolas Parque - inclusão, estrutura de segurança, treinamento dos professores, monitores;
-Monitor e acompanhante especializado;
-Banco de reservas de professores;
-Cursos de especialização para TODOS os professores, incluindo para contrato.
   TODOS PRECISAM RECLAMAR SEUS DIREITOS À LUZ DA LEI 12.764 E DAS LEIS DISTRITAIS QUE CONTEMPLAM A PESSOA COM DEFICIÊNCIA. VÃO AO MP/PROEDUC SE NECESSÁRIO E LANCEM MÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO/ MANDADO DE SEGURANÇA. PRECISAMOS CRIAR DEMANDA NA SECRETARIA OU NÃO SEREMOS ATENDIDOS. SE MUITOS PEDEM A MESMA COISA A DEMANDA É CRIADA E ELES TÊM QUE NOS ATENDER. BUSQUEM SEUS DIREITOS! 
   Fomos bem recebidos e nossa conversa transcorreu com objetividade.
 Teremos um retorno mensal da Secretaria através da Sra Vanessa Tentes que conhece as nossas necessidades e estará intermediando atentamente esse contato tão importante. Vamos nos antecipar aos problemas, o ano letivo está começando. A HORA É AGORA! 
   Quem está sem monitor, os monitores serão redistribuídos de acordo com a necessidade, porém NÃO HÁ MONITORES SUFICIENTES. Precisamos reclamar esse direito URGENTE! Não há essa função (acompanhante especializado, conforme previsto na Lei 12.764) na Secretaria. Precisamos solicitar MUITO esse profissional para que a demanda seja grande e eles precisem reavaliar como vão preencher essa carência. 
DEPENDE DE TODOS NÓS MUDAR O QUE AINDA PRECISA SER MUDADO. 
Vamos juntos! Compartilhem essa informação. 
Grata.

Evellyn Diniz - Diretora de Relações Internacionais MOAB


O Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) 
convida para o primeiro
 Desabafo Autista e Asperger de 2014



   O Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) convida para o primeiro Desabafo Autista e Asperger de 2014, a ser realizado em 15 de fevereiro, sábado, das 8 à
s 11 horas, no Jardim de Infância da 303 Sul, que fica na SQS 303 - Área Especial, s/nº, Asa Sul, Brasília-DF; telefone 39012611.

   Durante a realização do Desabafo as pessoas Autistas e Aspergers, assim como pais e mães, familiares, amigos e profissionais de diversas áreas dividem suas experiências, falam sobre suas vivências e trocam informações sobre o tema Autismo.

   Pedimos sua colaboração em divulgar o evento por meio eletrônico para seus contatos e, se possível, afixar cartazes em locais de circulação de pessoas interessadas no tema Autismo: escolas, instituições públicas, hospitais, consultórios, etc.

   Contamos com a participação de todos: o Desabafo é uma ação voluntária e sua divulgação é feita unicamente pelos participantes e amigos desta nobre causa.


Estamos ao seu dispor para maiores esclarecimentos no e-mail e telefone abaixo.

O Desabafo Autista e Asperger é um evento aberto ao público e totalmente gratuito, cuja participação é espontânea e não são permitidas manifestações, críticas, interrupções ou questionamentos durante os depoimentos individuais, que devem ser conduzidos somente pela mediadora do encontro.

Pedimos a todos que levem alguma contribuição para nosso café da manhã coletivo - algo simples e que não for lhe dar trabalho.

O MOAB agradece a sua cooperação!

Atenciosamente,

Adriana Alves

Diretora de Eventos
Movimento Orgulho Autista Brasil
adriana.moab@gmail.com
(61)
99018192
 

MOAB - Trabalho em equipe, informando pessoas, prestigiando ações, inspirando e colaborando com os trabalhos pela conscientização sobre autismo no Brasil. 

Juntos somos mais fortes!



2 comentários:

  1. Parabéns , muito boas postagens, realmente levar a todos os cantos o tema autismo e autistas, para que realmente possam sair da escuridão que sempre viveram. Eu e o Gabi agradecemos, paz e luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio.
      Este belo trabalho deve ser creditado em nome da senhora Cíntia Leão.

      Excluir