segunda-feira, 21 de julho de 2014

Realizado o 5º Desabafo Autista e Asperger 2014 em Brasília. Semana passada duas tristes notícias chocaram a comunidade do Autismo no Brasil.


O Desabafo Autista e Asperger é um evento aberto ao público e totalmente gratuito, cuja participação é espontânea e não são permitidas manifestações, críticas, interrupções ou questionamentos durante os depoimentos individuais, que devem ser conduzidos somente pelas mediadoras do encontro.
Através deste projeto o MOAB-DF , desde  2005, procura contribuir com os trabalhos de conscientização sobre Autismo, proporcionando aos participantes um momento de reflexão e trocas de experiências. 




"Esses compartilhamentos de histórias, de emoção, nos faz sentirmos renovadas; porque na nossa luta diária, árdua, às vezes sofrida, sabemos que não estamos sozinhos!

Agradecemos à direção da Escola pela acolhida, aliás uma escola linda, com pinturas que nos fazem sentir num lugar muito aconchegante! Parabéns!"
Celia Sadako Kiyuna/MOAB-DF



Esta semana duas tristes notícias veiculadas nas redes sociais chocaram a Comunidade do Autismo no Brasil

"Mulher mata filho autista e se enforca no centro de Campo Mourão"  e "Em Umuarama mãe é acusada de matar o próprio filho a golpes de facão"
  Houve grande repercussão na internet. Muitas pessoas se manifestaram com mensagens de apoio as famílias que sofreram estas terríveis tragédias.
  Impossível calar-se diante de tais fatos que nos obrigam a refletir sobre a importância do apoio psicológico às famílias de pessoas no TEA ou  com deficiência intelectual. 
  Vale lembrar que a lei 12.764 continua sem regulamentação. O decreto é muito importante , pois vai orientar Estados e Municípios a promoverem o cumprimento da lei, contando com a participação popular para a elaboração de políticas públicas para a garantia do atendimento de qualidade aos autistas brasileiros e seus familiares. Esta campanha nacional pelo decreto da lei 12.764 é muito importante. Participe!
Cíntia Leão/Blogue do MOAB



Mulher mata filho autista e se enforca no centro de Campo Mourão
16/07/2014


" ...Segundo as primeiras informações, os dois teriam morrido por enforcamento. A hipótese mais provável é que a mãe tenha matado o filho e se suicidado em seguida... A mulher foi identificada como sendo Isabel S.M. A criança seria autista..."



Em Umuarama mãe é acusada de matar o próprio filho a golpes de facão
17.07 - 14h20min


"... A equipe do Setor de Homicídios da Sétima Subdivisão Policial esteve no local realizando o levantamento do crime.
Após receber a noticia do crime, a diretora da escola onde o jovem estudava, foi até o local e informou que seu aluno, a vitima Thiago Henrique Bertipaglia de 19 anos, teria acabado de ser entregue à mãe que o recebeu no portão, pois o filho havia passado mal na APAE e por isso foi levado para casa.
Familiares informaram que a mãe acusada de ter matado o filho sofria de depressão e que recentemente esteve internada e informaram ainda que Thiago era um jovem com deficiência intelectual e que era muito agitado..."




"Diretores do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) reafirmam o apoio aos Centros de Referência para Autistas. Vamos cumprir a lei Berenice Piana?"
Fernando Cotta- Presidente do MOAB-DF


Nenhum comentário:

Postar um comentário