sexta-feira, 11 de julho de 2014

MOAB/RJ , Instituto Ninho e QUALID VIDA . Juntos pela Conscientização.

O MOAB/RJ, em parceria com o Instituto Ninho e Qualid Vida, realizaram na tarde do dia 5 de Julho de 2014 em Volta Redonda-RJ a palestra com a Fonoaudióloga Erica Lacerda, sobre dicas para se trabalhar o comportamento de crianças no TEA, a exposição pedagógica de materiais estruturados para autistas e a venda do livro "TEA e Inclusão Escolar" da autora Anita Britto.
Foi uma tarde muito agradável aos participantes.

"Agradecemos a todos que trabalharam para fazer desse evento um sucesso! Em especial a Sandra Dias Moura Matos, Angelica Maria da Costa, Rosemere Martins da Silva. 
Agradecemos ao Instituto Ninho, MOAB/RJ, Mafagafo Studio e Qualid Vida."
Claudia Moraes - MOAB/RJ



"Incluir não significa tentar “curar” o educando ou adequá-lo a métodos já existentes e fossilizados. Incluir significa trabalhar com todos dentro de suas habilidades diferenciadas; aprimorá-las, desafiá-las... É respeitar e entender as capacidades de cada um sem esperar um modelo ideal. É aprender e ensinar que o ser humano pode e deve crescer dia-a-dia sem que seja tolhido por uma sociedade segregadora, excludente e discriminadora."
Anita Brito
Para adquirir o livro envie e-mail para:  incluircomdignidade@gmail.com


Ainda no mês de Julho Claudia Moraes, mantendo seu compromisso com os trabalhos pela  Conscientização,  apresentou a palestra: "O Autismo na Visão Espirita"
Aconteceu no Centro Espírita Luiz Gonzaga, no bairro São Luiz, em Volta Redonda-RJ. 

"Primeiro passo de um processo de aprendizado, para a implantação de evangelização para crianças com autismo na Casa. Esse trabalho é compensador e nos ajuda a cumprir a máxima: "Ide e Pregai o Evangelho a toda criatura!" 
Claudia Moraes



Texto de Nilton Salvador
Coordenador do MOAB no Paraná

AUTISMO TAMBÉM É INVISÍVEL?

O governo enviou a Câmara dos Deputados, para aprovação o decreto 8243/14, que cria a Política e o Sistema Nacional de Participação Social, estabelecendo que “todos os órgãos da administração pública direta ou indireta” entreguem suas instâncias decisivas para “conselhos populares” de triste memória, que ganharão poder de mandar na administração da mais humilde prefeitura até às Forças Armadas. 
No decreto, além do atentado à democracia, está o golpe que prevê subliminarmente a ruptura institucional das instâncias da área federal, estadual e municipal, aquecendo monstros embalados nas entranhas do governo, que poderão meter seu bedelho onde quiser e quando bem entender inclusive na área familiar. 
Menos mal que já há insurgências contra, antes que a novidade subliminar do decreto seja promulgada, e que a Providência Divina inspire o Congresso Nacional que está com a palavra final a dizer não ao golpe, antes que seja esvaziado das suas funções. 
Temos no presente, um exemplo do que poderá acontecer no futuro.
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência-CONADE está impondo no Artigo 3º - Alínea “C” do decreto de Regulamentação da Lei 12.764/12 uma mensagem subliminar, que na prática direciona cerca de dois milhões de autistas para tratamentos manicomiais nos CAPS - Centros de Atenção Psico Social.
Flagrado na armação, e contrário às denúncias contra o decreto acreditando na sua infalibilidade, o CONADE acusa a comunidade autística nacional de praticar discriminação em relação à finalidade dos CAPS, que trata de pessoas com transtornos mentais graves como a esquizofrenia, dependentes de drogas químicas ilícitas, do uso de crack e álcool.
Em detrimento das pessoas deficientes na condição de autistas, que não podem ser tratadas em nível de CAPS, desprezando políticas públicas de saúde do governo como os recursos estabelecidos no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, o CONADE além de manter os subsídios à iniciativa privada, integrada no seu conselho, leva sua honorabilidade ao desequilíbrio ético, ferindo mais uma vez a Constituição Brasileira. 
Com a palavra a Casa Civil da Presidência da República e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SNPD, a quem cabe à responsabilidade e cuidados de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 23,92% da população brasileira segundo o IBGE. 
Para retirar a Alínea “C”, do Artº 3º da Regulamentação da Lei 12.764/12, é uma decisão política, uma vez que o decreto ainda não foi sancionado, embora na fila da assinatura na Casa Civil, a quem cabe encaminhá-lo sanção presidencial.
Seriam estes dados do IBGE observados nesta época de eleições, ou não?
O exemplo do decreto que cria a Política e o Sistema Nacional de Participação Social, citado na abertura dessa matéria, mostra não ser possível que o governo queira jogar areia nos olhos da população, continuando ser incapaz de resolver problemas de saúde mais complexos, em face das ingerências da iniciativa privada como está ocorrendo no CONADE, que teima em querer manter o autismo na invisibilidade.
Os autistas tem uma tremenda dificuldade de aprendizado, porém todos são candidatos ao céu, assim mesmo da forma como foram feitos, assim como seus 
pais que só querem que eles não sofram mais do que o inevitável. 
Pai de autista



Nenhum comentário:

Postar um comentário