sábado, 6 de abril de 2013

MOAB em atividade participando do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo


Os trabalhos do MOAB na semana de Conscientização sobre Autismo, não pararam.
Entrevistas, sessões solenes, passeatas e blitz do autismo para começar com aquela energia positiva.
Foi no dia 1 abril de 2013 pela manhã.
No Posto da Polícia Rodoviária Federal, BR-060, saída de Brasília para Goiânia, próximo á Samambaia.


No dia 2 a Rede Globo exibiu no Jornal Nacional uma matéria sobre a data que teve a participação de Berenice Piana.


Jornal Nacional de 02.04.2013 - Dia Mundial da Conscientização do Autismo


FONTE:


O Programa Reporter Brasil On Line também exibiu matéria e com a Participação de Adrianna Cotta e Fernando Cotta


E o MOAB continuou seus trabalhos no dia 2 de abril,  participado de sessões solenes   , na luta para que a Lei Berenice Piana, saia do papel.

Audiência pública discute vetos à lei da Política Nacional do Autista

02/04/2013 - 23h07
Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Em audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social da Câmara, deputados se manifestaram contra os vetos presidenciais à Lei 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O veto mais debatido foi o relacionado ao acesso da pessoa autista na educação especial. O artigo vetado oferecia a possibilidade de ela poder frequentar uma escola regular ou uma escola especializada, caso não houvesse condições de integrar uma regular.
“Houve um receio, conforme explicado pela Presidência da República, que essas pessoas fossem discriminadas pelo diretor [da escola] logo de início, e a grande maioria fosse para o ensino especializado. Só que isso é um erro de interpretação, na realidade. O importante disso tudo é que não se pode universalizar o conceito. O que é bom para o meu filho, não é necessariamente bom para os filhos de outras pessoas com autismo”, explicou Fernando Cotta, presidente nacional do Movimento Orgulho Autista Brasil, que participou da audiência.  (Leia mais: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-04-02/audiencia-publica-discute-vetos-lei-da-politica-nacional-do-autista )







Evellyn de Vasconcelos Nunez Diniz, ativista do MOAB participou de entrevistas para várias redes de televisão.


"ATUALIZAÇÃO SOBRE A ESCOLA PARQUE - FRUTOS QUE VAMOS COLHER DO DIA 2 DE ABRIL EM BRASÍLIA!
Pessoal, a nossa caminhada com as crianças na quadra 111 Sul foi um sucesso! 7 veículos de imprensa estavam lá - SBT, Globo, Record, G1, Band News FM, Correio Brasiliense e Sinpro! Eles focaram bastante na inclusão dos autistas nas Escolas Parque. O diretor da Escola Parque 308 Sul esteve lá e conversamos bastante. Diante de tanta repercussão a Secretaria de Educação chegou a ligar para a escola para saber "o que estava acontecendo", ou seja, abalou as estruturas! A diretora da Escola foi muito corajosa e assumiu juntamente comigo a responsabilidade de ter convidado a imprensa para denunciar tal descumprimento da Lei Berenice Piana, as Escolas Parque terão de se adequar SIM! Novidades virão, aguardem!"

Pais e professores de alunos autistas


 fazem ato em Brasília


Crianças com autismo não fazem aulas de música, teatro e natação.
Para entidade, falta de profissionais e diagnóstico tardio dificultam 

tratamento.



Pais e professores da Escola Classe 111 Sul, em Brasília, fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira (2) para reclamar da falta de professores e monitores para atender estudantes com autismo. Eles dizem que os alunos ficam excluídos do atendimento na Escola Parque. O protesto aconteceu no Dia Mundial de Conscientização do Autismo.




 Um dos frutos da Mobilização Nacional pelos direitos das pessoas com autismo :

Ministério da Saúde lança cartilha com Diretriz de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Ministério da Saúde lançou a Diretriz de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos de Espectro do Autismo (TEA). De acordo com Helvécio Magalhães, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, o documento, que vai ser distribuído para toda a rede pública de saúde, pretende orientar os profissionais quanto ao diagnóstico precoce. A diretriz traz uma tabela com indicadores do desenvolvimento infantil e sinais de alerta para que os médicos possam identificar o autismo em crianças de até 3 anos.

Conheça este documento : 


Outro fruto desta mobilização é um protocolo lançado pelo Governo do Estado de São Paulo para orientar profissionais da saúde sobre o autismo.

O documento considera que dentro do autismo, o grau de gravidade varia entre pessoas que apresentam um quadro leve, e com total independência e discretas dificuldades de adaptação e comunicação, até aquelas pessoas que são dependentes para as atividades de vida diária, ao longo de toda a vida.
Conforme o Protocolo, entre as abordagens terapêuticas estão: projeto terapêutico singular; terapia fonoaudiológica; terapia ocupacional e tratamento medicamentoso no TEA. As reavaliações das pessoas autistas devem ser feitas a cada seis meses, com o intuito de observar os ganhos obtidos com o tratamento específico, pontos de estagnação e quais as novas necessidades de cada atendido.
Conheça este documento:





Encerramos esta postagem com a
mensagem de Adriana Cotta:

"Um dia inesquecível para o Autismo: monumentos, pessoas e corações tingidos de azul pelos nossos queridos anjos! Obrigada a todos que uniram seus esforços em nome desta causa maior: as pessoas Autistas e suas famílias de todo Brasil agradecem pelo apoio de cada um destes corações solidários que se deram as mãos pelo Dia Internacional de Conscientização do Autismo! Abraços azuis!"

Participe do grupo MOAB no facebook  e acompanhe estes trabalhos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário