segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MOAB foi recebido por representantes do Ministério da Educação

Dia 3 de Outubro de 2013 o MOAB foi recebido por representantes do Ministério da Educação 

Na foto: Fernando Cotta (Presidente do MOAB), Evellyn Diniz (Diretora de Relações Internacionais do MOAB), Berenice Piana (Mundo Azul- Rio de Janeiro), Macaé Evaristo (Secretária - MEC), Walter Borges (Coordenador Geral-MEC) e Sra Neuza. 

  "Fomos bem recebidos  no Ministério da Educação pela Sra. Secretária Macaé Evaristo, pelo Sr Coordenador Geral Walter Borges e pela Sra. Neuza. Levamos ao conhecimento do MEC que as necessidades dos nossos filhos no TEA vão além da sala de aula, pois há de se tratar da saúde da pessoa com autismo em primeiro lugar. O MEC assumiu o compromisso de dialogar conosco sobre as muitas lacunas existentes no sistema, acatar sugestões e de se fazer um link com o Ministério da Saúde no sentido de levarmos as demandas do nosso segmento ao Programa Saúde na Escola. Reforçamos a necessidade de uma inclusão responsável com capacitação de profissionais e manutenção de escolas e turmas especiais para aqueles que delas ainda necessitam e muito se beneficiam. Discutimos a importância do diagnóstico e intervenção precoces para que a criança no TEA chegue para a escola "mais inteira", pronta para obter ganhos significativos." 
(Evellyn Diniz, Diretora de Relações Internacionais do Movimento Orgulho Autista Brasil -MOAB)

(MOAB - Fortalecendo a participação das famílias através do diálogo e acima de tudo o reconhecimento de nossas demandas...) 

   É importante a nossa participação nessa discussão na perspectiva de uma escola inclusiva (respeito às diferenças), visando à eliminação de barreiras e limitações do meio que dificultam a participação plena dos estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades/superdotação em todo o processo educativo. (Regiane Nascimento- Coordenadora do MOAB em São Paulo)


Programa Saúde na Escola

  O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.  O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

   A inclusão de autistas em escolas publicas é tema de debates em vários grupos de pais através das redes sociais.  Relatos de todos os tipos são divulgados e discutidos em grupos de pais e também profissionais da área da educação. Porém esta discussão demora a passar do virtual para o real. É necessária a participação das famílias de pessoas com TEA nos espaços para o dialogo com o poder publico nos municípios, só o dialogo e comprometimento de toda a sociedade pode amenizar os problemas enfrentados pelas famílias que sofrem com o descaso do governo às necessidades de algumas pessoa com TEA inseridas na escola publica regular. 
   No ultimo domingo, dia 06 de Outubro de 2013, o programa Fantástico exibiu reportagem feita em São Paulo mostrando fatos ocorridos em escolas , onde pessoas com deficiência (Cadeirantes, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, e outros...) e que necessitam de acompanhantes especializados estão a espera de uma "Inclusão" com qualidade. Autistas possuem os mesmos direitos que as  pessoas com deficiência.

06/10/2013 22h01 - Atualizado em 06/10/2013 22h04
Falta de cuidadores para alunos
com deficiência preocupa famílias em SP

Para assistir esta matéria clique aqui e acesse a pagina do G1 
Obs:   "O Estado de São Paulo disponibiliza atendimento especializado para pessoas com TEA por meio de escolas credenciadas e entidades conveniadas, conforme procedimento previsto na ação civil pública é necessário enviar uma carta ao secretário estadual da saúde para solicitar matricula do aluno. Mais informações no link: http://aliberdadeehazul.com/informacoes-sobre-servicos-publicos/servicos-publicos-do-estado-de-sao-paulo-para-pessoas-com-tea/ (Blog de Renata Flores Tibyriçá - Defensora Pública do Estado de São Paulo, atuando desde junho 2010 na Unidade da Defensoria da Fazenda Pública da Capital )



Nenhum comentário:

Postar um comentário