segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O "Festival Assim Vivemos" recebeu Aspergers adultos para debate após exibição de filmes no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. A coordenadora do MOAB-Sp Regiane Nascimento prestigiou o evento.Claudia Moraes MOAB-RJ esteve em Sorocaba-SP realizando curso sobre comunicação alternativa. Em Brasília o 9º Desabafo Autista Asperger 2013 aconteceu em Santa Maria e o grupo "Tudo Azul-Autismo e TGDs", convida Evellyn Diniz para palestrar no "Encontro Família em Foco."



O "Festival Assim Vivemos" 
está chegando à sua 6º edição 
comemorando 10 anos de existência.
Regiane Nascimento MOAB-SP prestigiou o evento.

Aconteceu em São Paulo Capital no Centro Cultural Banco do Brasil-CCBB o "Festival Assim Vivemos", com filmes e debates, e na quinta-feira dia 10/10/2013, houve o debate "Autismo e seus Desafios", com a presença de Mariland Ster, Cristiano Camargo(Prêmio Orgulho Autista-2012), Oliver Mangels.
O Assim Vivemos está chegando à sua 6º edição comemorando 10 anos de existência, pois o festival é bienal: estreou em 2003 e seguiu com edições inéditas em 2005, 2007, 2009 e 2011. Realizou itinerâncias em outras cidades em 2010 e em 2012, ampliando cada vez mais seu alcance e possibilitando que mais pessoas se beneficiem da experiência de conhecer, através dos filmes, histórias de vidas inspiradoras e altamente transformadoras.



(Regiane Nascimento, Fábio Bittar Torchia,Rosimary Machado Tostes, Meire Evangelista e Cintia Leão Silva em Centro Cultural Banco do Brasil.)

Após as exibições dos filmes  a diretora do "Festival Assim Vivemos"  Lara Pozzobon recebeu  para o  debate os  aspies Mariland Ster (Curitiba) e Cristiano Camargo (Ribeirão Preto-SP),  e Oliver Mangels  (São Paulo-Capital).





A platéia participou do debate com peguntas aos membros da mesa.
Um momento de trocas de experiências e um convite a  reflexão sobre o autismo, síndrome de asperger e as famílias que se dedicam aos cuidados de pessoas no TEA. A Coordenadora do MOAB em São Paulo Regiane Nascimento prestigiou o evento.
 

Dia 10/10 foram exibidos os filmes:


"Um dia especial"
Duração: 90' 
Diretor: Yuri Amorim 
Brasil / 2013
"Um dia especial" acompanha o decorrer de um dia na vida de diversas famílias brasileiras com filhos autistas e outras síndromes raras (Rett, Angelman, etc). Ao final dessa jornada, que se repete diariamente, pais e mães se descobrem tão especiais quanto seus filhos.

Missão para lars - Mission to Lars
Duração: 74'
Diretor: James Moore e William Spicer
Reino Unido / 2012
Tom Spicer vive em uma moradia assistida em Devon e tem a síndrome do X Frágil. Lars Ulrich é um deus do Heavy Metal. Tom tem um sonho: encontrar seu herói, Lars. Os irmãos de Tom prometem tornar o sonho realidade, com a esperança de passarem bons momentos juntos e conectarem-se mais ao irmão. Mas o que começa como um sonho logo se torna um pesadelo, quando a deficiência de Tom, a família disfuncional e os labirintos dos bastidores da turnê da banda Heavy Metal frustram cada tentativa de aproximação. Mas à medida que eles se aproximam de Lars, Tom começa a brilhar.


Cromossomo cinco - Cromossoma cinco
Duração: 62'
Diretor: Maria Ripoll e Lisa Pram
Espanha / 2013
O filme começa com o nascimento de Andrea. Ela nasce prematura, linda e diferente. Seus pais iniciam uma busca que dura mais de um ano, tentando encontrar uma resposta e um diagnóstico. Lisa Pram, sua mãe, escreve o Pequeno Livro Negro, um caderno muito pessoal com textos, desenhos e fotografias. Este filme é baseado nesse diário íntimo. Esta é uma história de perda e encontro. Andrea é mais tarde diagnosticada com uma rara síndrome chamada 5P ou “Cri du Chat”. Ela tem uma perda de parte pequena do seu cromossomo 5. Lisa encontra um novo modo de ver e aceitar a vida.


Visite o site  do "Festival Assim Vivemos": http://www.assimvivemos.com.br/2013/
Também a pagina no facebook: https://www.facebook.com/assimvivemos?fref=ts

Desabafo Autista e Asperger 2014 em Brasília
Durante a realização deste encontro, pais, familiares, amigos, especialistas, professores, autistas e outras pessoas interessadas no tema AUTISMO trocam experiências, apresentam novas informações e, principalmente, relatam e debatem sobre suas vivências com filhos, conhecidos ou familiares autistas e aspergers. Este 9º Desabafo Autista e Asperger 2013 foi muito produtivo, a nossa vice-presidente Ana Cristina Lima conduziu este encontro com muito carinho.

" Parabéns a todas que fazem este importante evento, fator de mudança na vida dos autistas brasileiros."- Fernando Cotta- Presidente do MOAB

Maiores Informações:
movimentoorgulhoautistabrasil@gmail.com, cris3998368@yahoo.com.br
Telefone: 84342044



   


     Claudia Moraes esteve em São Paulo.


Nossa coordenadora do MOAB no Rio de Janeiro a Claudia Moraes (Pedagoga) esteve em São Paulo com Erica Lacerda (Fonoaudióloga) para o Curso de Comunicação Alternativa/Aumentativa na Escola Clave do Sol em Sorocaba. O curso aconteceu dias 19 e 20 de Outubro e participaram 50 profissionais de vários lugares, dentre eles profissionais da AMAS Sorocaba, Fada-SP, Apae Votorantim, São Roque, Salto de Pirapora, São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Sorocaba, PróEx Sorocaba, profissionais da Clave de Sol, e outros. Durante o primeiro dia de curso Claudia Moraes fez apresentação do MOAB, levando a informação sobre o autismo e o Movimento Nacional que se dedica a contribuir com os trabalhos pela conscientização. No segundo dia de curso foi realizada a confecção das pastas concluindo os trabalhos.
Erica e Claudia compartilharam conhecimentos e experiências.


"Esperamos colaborar na formação dessas pessoas para que elas vejam que é possível e gratificante trabalhar com os autistas..." Claudia Moraes.


Grupo "Tudo Azul Autismo e TGDs" 
e sua missão.



 Evellyn Diniz (Diretora de Relações Internacionais do MOAB) é convidada do Grupo "Tudo Azul Autismo e TGDs" para o:

 Encontro "FAMÍLIA EM FOCO"
*Palestra: AUTISMO - Vivendo e aprendendo*
Dia 26 de Outubro às 14:30h, no CEE 01 do Gama em Brasília-DF.

O foco principal é dividir sua experiência pessoal com o Autismo e os mais diversos aspectos que o envolvem; Dividir parte do conhecimento que adquiriu em congressos, palestras e workshops dos quais participou, facilitando o entendimento das pessoas em relação ao comportamento do Autista apresentando os aspectos biológicos e sensoriais como os responsáveis pelo desempenho cognitivo e comportamental da pessoa no TEA.
 Evellyn elaborou uma  apostila que reúne suas traduções e resumos de material apresentados por profissionais de fora do Brasil. 
(Esta apostila estará disponível aos interessados no valor de R$20,00) 
No Distrito Federal os participantes do grupo "Tudo Azul" se reúnem no último sábado de cada mês. 
O e-mail para contato do grupo é : tudoazul.autismodf@gmail.com
Acesse o link e conheça a pagina do grupo no facebook.
https://www.facebook.com/TudoAzuautismodf 
Para mais informações ligue:
(61) 8522-9660 / 9219-5288 - Falar com Gisele.


2 comentários:

  1. Amo saber da Claudia, agora "internacional", palestrando em Sorocaba, Estados Unidos de S. Paulo!
    kkkkkkkkkkkkkk
    Como trabalha essa belíssima mãe, amiga, mentora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vera Lucia por sempre acompanhar e valorizar o meu trabalho.
      Obrigada MOAB pelos mesmos motivos. É muito bom quando nosso trabalho é reconhecido!
      Abçs
      Claudia Moraes

      Excluir