sexta-feira, 9 de maio de 2014

MOAB no lançamento do Guia "Como falar sobre deficiência"


  
  O presidente nacional do Movimento Orgulho Autista Brasil, Fernando Cotta, participou da cerimônia de lançamento do Guia "Como falar sobre deficiência" , o trabalho de elaboração deste guia foi coordenado pela Deputada Rosinha da Adefal.
  O Guia "Como falar sobre deficiência" foi lançado nesta quarta-feira (7) na Câmara dos Deputados. O manual para profissionais de comunicação traz, em um texto leve, exemplos do que é preciso evitar no tratamento da pessoa com deficiência.
  O texto, proposto pela Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa das Pessoas com Deficiência, traz ainda frases veiculadas na imprensa que demonstram preconceito e por isso precisam ser evitadas.
  O presidente nacional do Movimento Orgulho Autista Brasil, Fernando Cotta, participou da cerimônia de lançamento da cartilha e explicou que a forma de chamar uma pessoa com deficiência é um meio de combater ou reforçar o preconceito.
  Cotta destacou que o guia vai balizar toda a imprensa que “carrega toda essa responsabilidade de passar para essa sociedade como se dirigir a essas pessoas, sem que seja de uma forma difamatória, de uma forma com que essas pessoas se sintam mal".

Pessoas com deficiência 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

"A imprensa tem que trabalhar muito mais para colocar o guia em prática e retirar a democracia do papel, tal como a lei dos autistas, a Lei 12764 - Lei Berenice Piana, que precisa ser regulamentada sem os CAPS. "  
 (Fernando Cotta) 





MOAB - Trabalho em equipe, informando pessoas, prestigiando ações, inspirando e colaborando com os trabalhos pela conscientização sobre autismo no Brasil. 

Juntos somos mais fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário